O que é a terapia familiar sistêmica?

O que quer dizer essa modalidade de psicoterapia? É a mesma coisa que psicologia? Sim e não.

Terapia familiar ou terapia sistêmica é um rótulo usado para qualquer variedade de modalidade que tem um único denominador: o sistema.

Não é o mesmo que fazer terapia individual, porém um indivíduo pode fazer terapia familiar.

Pode ser confuso, mas deixa eu explicar de uma maneira diferente: quando um indivíduo trabalha com um psicologo tradicional, o psicologo irá focar no que se passa dentro do indivíduo, é uma visão introspectiva.  Quando um indivíduo trabalha com um terapeuta familiar sistêmico, o profissional também lidará com o que se passa dentro do indivíduo, porém afetado pelos seus relacionamentos (familiares ou comunitários).

O ideal é poder trazer para a terapia o maior número de pessoas envolvidas no processo familiar.  Se a pessoa que busca terapia não puder trazer a familia, não significa que não poderá se beneficiar do processo sistêmico.

Esse tipo de terapia ajuda famílias a ter mais recursos e habilidades para lidar com seus problemas.  O foco deixa de ser para explicar comportamentos e passa ser para buscar soluções para lidar com esses comportamentos quando eles aparecem.  É baseada em encontrar soluções diferentes e ancorada em mais ações e menos análise.

Casais e famílias não funcionam bem porque tem boa química entre sí, ou porque o destino assim o quiz, ou porque tem muita sorte.  O uso de habilidades que as pessoas continuam aprendendo, os quais são facilitados pelo psicoterapeuta, são essenciais para uma vida com menos conflito.

Focar em criar motivação sem ensinar habilidades é um erro crucial.  Como é possível ter intenção de mudar sem saber como?

A terapia familiar é um modelo recente e inovador para mudar a abordagem do que é fazer terapia.  Se você estiver interessado em saber mais sobre as técnicas, entre em contacto comigo para uma consulta inicial grátis.

Espero poder te ajudar.

Scroll to top
Translate »