Uma visão simplificada da Terapia Familiar Sistêmica

Imagino que você tenha escutado falar sobre terapia familiar sistêmica.  Talvez tenha despertado curiosidade ou quem sabe confusão.  Neste post eu vou te dar uma visão bem simples do que consiste essa modalidade de terapia.

Vamos lá!

É a mesma coisa que Psicologia? Não necessariamente

Psicologia é um campo bastante abrangente que inclui o estudo de comportamento e da mente.  Nesse campo existe a parte clinica, que são os profissionais que podem servir o público com terapia.

Terapia familiar ou terapia sistêmica foi um campo cujos pioneiros saíram da Psiquiatria ou da Psicologia e formaram um grupo que questionou o trabalho introspectivo da Psicologia (olhando para dentro do indivíduo) e passou a explorar os sistemas que esses indivíduos convivem.  A Terapia Familiar é um rótulo usado para qualquer variedade de modalidade que tem um único denominador: o sistema.

A família como sistema

Terapia Familiar Sistêmica não é o mesmo que fazer terapia individual, porém um indivíduo pode fazer terapia familiar.

Pode ser confuso, mas deixa eu explicar de uma maneira diferente:

Quando um indivíduo trabalha com um terapeuta familiar sistêmico, o profissional também lidará com o que se passa dentro do indivíduo, porém afetado pelos seus relacionamentos (familiares ou comunitários).  O ideal é poder trazer para a terapia o maior número de pessoas envolvidas no processo familiar.  Se a pessoa que busca terapia não puder trazer a familia, não significa que não poderá se beneficiar do processo sistêmico.

Essa terapia não é o mesmo que constelação familiar, o que muitos confundem.  Nos Estados Unidos, a modalidade de Constelação Familiar não é reconhecida como um tratamento baseado em evidência.  A Constelação Familiar é considerada um tratamento controversial e muitos que oferecem essa modalidade, não trabalham com uma devida licença, o que é prejudicial para o bem estar do público, além de constituir prática enganosa.

A terapia familiar sistêmica ajuda famílias a ter mais recursos e habilidades para lidar com seus problemas.  O foco deixa de ser para explicar comportamentos e passa ser para buscar soluções para lidar com esses comportamentos quando eles aparecem.  É baseada em encontrar soluções diferentes e ancorada em mais ações e menos análise.

O Profissional Licenciado

Independentemente se você busca a ajuda de um Psicologo ou de um Terapeuta, o importante é que o profissional seja licenciado no estado que você se encontra. No estado da Florida, você pode checar se o seu profissional é licenciado nesse site:  Florida Department of Health License Verification.

Nos Estados Unidos, uma pessoa graduada no Brasil como Psicologo não pode prestar serviços para o público sem uma devida licença dada pelo Departamento de Saúde do estado onde se encontra o cliente.  O Psicologo Clinico nos EUA precisa graduar com nível de PhD, caso queira atender clientes.  Igualmente, uma pessoa graduada nos Estados Unidos como Mental Health Counselor não pode usar a denominação de “Psicóloga Brasileira”.  Essa prática é enganosa ao público e pode ser reportado às autoridades competentes.

Nos Estados Unidos, um profissional que estudou Marriage & Family Therapy (our Family Therapy), pode aplicar para uma licença com o Departamento de Saúde do estado onde seu cliente vive e atendê-lo.  Somente o nível de mestrado é necessário.

Todas as modalidades de saúde mental tem um foco em comum: aliviar o sintoma causado pelo distúrbio ou por alguma falha no relacionamento fazendo com que você possa o mais rápido possível aprender habilidades que possam te ajudar cada vez que voce for confrontado com um impasse.  Casais e famílias não funcionam bem porque tem boa química entre si, ou porque o destino assim o quiz, ou porque tem muita sorte. O uso de habilidades que as pessoas continuam aprendendo, os quais são facilitados pelo psicoterapeuta, são essenciais para uma vida com menos conflito.

A Terapia Familiar é um modelo recente e inovador para mudar a abordagem do que é fazer terapia.  Se você estiver interessado em saber mais sobre as técnicas, entre em contacto comigo para uma consulta inicial grátis.

Espero poder te ajudar!

Até lá,

Anna